Revista Calíope
Sobre
Do Instagram ao Podcast
A Revista Calíope é uma revista digital literária que nasceu como uma atividade de faculdade e evoluiu com o tempo. Começou no Instragram e migrou depois para demais redes sociais até chegar ao 'Calíope Conversa', o podcast da revista. O objetivo sempre foi fomentar a leitura entre jovens leitores, promover discussões e interação sobre notícias e atualidades do mundo literário.

História
A Revista Calíope foi fundada em 2020. A ideia surgiu por conta de uma atividade proposta pelo professor Márcio Rodrigo na disciplina INTRODUÇÃO AO JORNALISMO: EPISTEMOLOGIA E TÉCNICAS ministrada no primeiro ano do curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. O grupo composto por cinco pessoas amantes da leitura decidiu criar uma revista digital com foco em literatura e no mundo literário.
Tudo foi estruturado pensando no jornalismo em ambientes digitais e nos temas abordados. O início foi no Instagram com uma postagem sobre a taxação dos livros, um assunto em alta na época. A Revista realizava postagens semanais com determinados temas e editorias: discussões, listas, adaptações, dicas, especiais e resenhas.
Além do Instagram, a Calíope criou perfis em diferentes redes sociais como TikTok e Twitter. A continuidade do projeto trouxe também mais vídeos, entrevistas com autores e influenciadores, parcerias e novos conteúdos. A revista foi utilizada para diferentes trabalhos ao longo da graduação. Entre esses, para o desenvolvimento de um podcast: o Calíope Conversa.
Em 2022, a revista se despediu dos leitores e ouvintes.
Significado
Calíope é o nome da musa das musas da mitologia grega e filha de Zeus. Especificamente, é a musa da poesia épica e da eloquência. O nome 'Revista Calíope' traz essa bagagem cultural e remete ao mundo literário. O arte da revista, inclusive, é uma homenagem à Calíope.

Meus conteúdos
Os conteúdos na Revista Calíope sempre foram produzidos em conjunto pelas cinco integrantes. Por isso, participei de discussões, listas, adaptações, dicas, especiais e resenhas. Também realizei entrevistas com autores e influenciadores. Era uma das responsáveis pelo design dos posts, cronograma de postagens e interações nas redes.
No podcast Calíope Conversa atuei na produção, roteirização, apresentação e edição.